A Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga e a AICC – Associação Industrial e Comercial de Café assinaram esta quinta-feira um protocolo de colaboração que visa a implementação do serviço de recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas.
Este acordo celebrou-se no mesmo dia em que a AICC oficializou a aliança com as várias empresas do sector do café e que deu origem a esta campanha: Recaps.
Com o lema ‘Braga dá uma nova vida às suas cápsulas de café’ a Agere vai promover a recolha selectiva e a reciclagem deste tipo de resíduos, com a disponibilização de contentores específicos nas juntas de freguesia, onde os munícipes podem entregar as cápsulas de café usadas.
De acordo com a empresa municipal e a AICC, a iniciativa surge do “elevado potencial de reciclagem de cápsulas de café, que são frequentemente encaminhadas para os resíduos indiferenciados”.
“Com este novo sistema de recolha, os resíduos dos cerca de 2.000 milhões de cápsulas de café colocadas no mercado todos os anos, poderão ser correctamente valorizados, permitindo a recuperação de materiais como alumínio, plástico e a própria borra de café”, refere.
“O compromisso da Agere com a sustentabilidade passa por encontrar soluções práticas que incentivem a separação e a correcta gestão de resíduos. Com a adesão à campanha Recaps, pretendemos envolver toda a comunidade bracarense na reciclagem das cápsulas de café, como forma de encontrar alternativas sustentáveis para o tratamento deste tipo de resíduos”, afirma Rui Sá Morais, presidente do Conselho de Administração da Agere.
A recolha das cápsulas será feita pelos serviços da Agere, que, em colaboração com a AICC, assegura o encaminhamento dos resíduos para os centros de reciclagem, onde são transformados em novos produtos.
Até ao final do ano, o projecto de recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas é alargado aos agrupamentos escolares do município de Braga.