Barcelos caiu uma posição no Portugal City Brand Ranking 2016 em relação ao ano passado e ocupa agora o 29.º lugar em termos nacionais. O top 3 do ranking, que avalia a atractividade para o negócio, turismo e viver dos municípios nacionais, é liderado por Lisboa, seguida pelo Porto e Braga.
No ranking, que determina os dados sobre cada município através das buscas efectuadas na internet, o concelho de Barcelos, consegue, entre os 86 municípios a Norte do rio Douro, a 7.ª posição no capítulo Negócio /Investimento, a 23.ª em Visitas/Turismo e a 8ª em Viver (7, 23, 8). Na ‘geral’ nacional, Barcelos é agora o 29.º.
Extrapolando este dados para o universo da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), o concelho barcelense ocuparia a 3 posição, depois de Braga -o terceiro na classificação nacional (3, 8, 3) -, e Esposende.
Vila Verde (33, 40, 35), que caiu duas posições ranking nacional ocupa o 106.º lugar. Amares (46, 37, 51), também com uma descida de dois lugares, e Terras de Bouro (61, 42, 76) que desceu 6, são agora, respectivamente 144.º e 203.º em termos nacionais e os últimos numa hipotética classificação tendo em conta da área de abrangência da CIM Cávado.
Esposende (31, 25, 36) foi o concelho minhoto que registou maior descida ao cair 12 posições e sai pela primeira vez do top 25 da região Norte, estando agora remetido para o 83.º lugar nacional.
Póvoa de Lanhoso (54, 64, 43) teve igualmente descida acentuada (7 posições), quedando-se pelo 175.º lugar nacional. e o 10.º na classificação dos municípios do Norte do país
Nesta terceira edição do ranking Portugal City Brand, Vieira do Minho (42, 31, 42) mantém o 141.º lugar do ano passado, o mesmo acontecendo com Viana do Castelo (23, 34, 19) que segura o 23.º lugar nacional conseguido em 2014 e o 7.º no top nortenho.
Destaque pela positiva vai para Guimarães (8, 17, 12) que ao subir 8 posições passou a ocupar o 9 lugar na classificação nacional e o 3.º no top regional.
Diversidade
A análise destes resultados permite perceber que a região Norte é caracterizada pela diversidade, ao ter municípios que estão classificados nas primeiras posições e também municípios que estão nos últimos lugares do ranking racional. A região Norte iguala a região de Lisboa ao colocar sete municípios no Top 25 Nacional, muito contribuindo para isso o bom ambiente que existe para a realização de Negócios, como comprovam os quatro municípios classificados nas dez primeiras posições desta categoria (Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Barcelos).
Metodologia
Por forma a medir o desempenho socioeconómico de todos os municípios portugueses, nas suas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver foram analisados vários tipos de dados. Cada dimensão possui um indicador principal e indicadores complementares, que procuram medir com eficácia a força da marca de cada município nas suas três dimensões. Os indicadores principais da 1ª variável nas dimensões Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver são respetivamente, os seguintes: a) número de empresas, b) dormidas e c) população.
Por forma a detetar tendências e volatilidade destes indicadores, foram consideradas alterações ao longo do tempo. Estes indicadores permitem avaliar a actividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município. Para avaliar a robustez de cada dimensão, foram considerados vários cálculos percentuais. Em Negócios (Investimento), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas. Em Visitar (Turismo), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira. Em Viver foram consideradas, não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também, o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional. Estes indicadores permitem compreender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e ainda as oportunidades oferecidas a novos residentes.
Finalmente, e por forma a fazer justiça aos municípios menos populosos, foram incluídos indicadores de rácios. Isto permite entender qual das três dimensões, Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver, é a componente socioeconómico mais importante em cada município. Por sua vez, na dimensão Negócios (Investimento), foi calculado o número de empresas por habitante enquanto na dimensão Visitar (Turismo), foi calculado o número de dormidas por habitante bem como, o número de habitantes por centro médico e estabelecimentos de ensino superior, por 10.000 habitantes.
Fernando Gualtieri (CP 1200)