O professor catedrático José Augusto Pacheco foi reconduzido como presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A cerimónia de investidura contou com as presenças do reitor António M. Cunha. Para o triénio 2016/2019, José Augusto Pacheco tem como vice-presidentes as professoras Leonor Torres e Alexandra Gomes.
José Augusto Pacheco doutorou-se na UMinho em Educação – especialização em Desenvolvimento Curricular, em 1993, sendo professor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e investigador do Centro de Estudos em Educação desta academia.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e editor da Revista de Estudos Curriculares. Publicou cerca de uma centena de artigos científicos, 21 livros e venceu prémios, como o ‘Rui Grácio’. Coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais, e orientou diversas teses de mestrado e doutoramento.
Preside à Assembleia Municipal de Paredes de Coura, donde é natural.
O Instituto de Educação da UMinho tem cerca de 1800 alunos e uma centena de docentes doutorados. A oferta educativa inclui duas licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas de Estudos da Criança e Ciências da Educação. Oferece ainda estágios científicos avançados e pós-doutoramentos, no quadro de programas de mobilidade. Possui dois centros de investigação: o Centro em Estudos da Criança (CIEC) e o Centro de Estudos em Educação (CIEd). O ensino, a pesquisa e a interação com a sociedade têm sido pretexto para uma cooperação internacional intensa, com projetos em Timor, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Brasil, além de parcerias relevantes com países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.
Luís Moreira (CP 8078)