A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da GNR apreendeu 7 veículos e detectou 184 infracções fiscais e aduaneiras no âmbito de uma operação que ontem terminou.
A operação de combate a infracções fiscais realizou-se n os principais eixos rodoviários centro-sul que permitem a ligação à fronteira com Espanha, com o objetivo de controlar as mercadorias em circulação no território nacional, bem como regular a liquidação do Imposto sobre os Veículos por parte dos proprietários.
No curso da operação dos militares da UAF foram fiscalizados 1 068 veículos de transporte de mercadorias e viaturas de matrícula estrangeira.
Além da apreensão dos setes veículos irregularmente introduzidos em Portugal, operação resultou nas seguintes contraordenações: 161 por infrações ao Regime de Bens em Circulação e ao Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado; 11 por infrações ao Código do Imposto sobre os Veículos; 8 por infrações ao Código da Estrada;5 infrações ao Código dos Impostos Especiais sobre o Consumo.
“As referidas infrações, de âmbito fiscal e aduaneiro, resultaram na perda económica de tributos devidos ao Estado Português, especialmente no que respeita à não liquidação do IVA e ocultação de transações realizadas entre operadores económicos”, afirma a UAF em nota à imprensa.