A livraria 100ª Página, em Braga, apresenta na próxima quinta-feira, pelas 18h00, a obra ‘Entre Marrocos e a Ásia. Caminhos e descaminhos da expansão marítima portuguesa’, de Maria Augusta Lima Cruz.
A apresentação é conduzida pela investigador António Clemente Lázaro, e conta com leituras realizadas pelo actor e encenador António Durães.
Os vinte ensaios contemplados neste livro – editado pelas pelas Edições Húmu – inscrevem-se num arco cronológico que vai do século XVI ao último quartel do século XVIII.
Têm como pano de fundo o Norte de África (Marrocos) e o longínquo Oriente asiático, duas áreas do império colonial português que, sendo bem distintas, tinham em comum o facto de serem consideradas “terras de conquista”.
Outra das áreas temáticas abordadas no presente volume centra-se nas configurações da cronística do império e seus epígonos no Extremo Oriente.
Finalmente, num bloco de quatro artigos inteiramente dedicado a Diogo do Couto, faz-se um ponto de situação sobre a vida e produção literária deste escritor.
Investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM), Maria Augusta Lima Cruz doutorou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988), faculdade em que fez Agregação (1998). Foi professora na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Minho, e professora visitante em universidades francesas e italianas.
A sua investigação centra-se em temas relacionados com a história da Expansão portuguesa (sécs. XV-XVII), nomeadamente em Marrocos e na Ásia, nas vertentes cultural, social e literária e na edição de fontes narrativas.
É autora de vários livros, assim como de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
Tem participado, quer como responsável quer como membro, em vários projectos de investigação relacionados com a sua especialidade.