A escolha do PS para liderar a candidatura à Câmara de Braga deverá ser António Braga, de 71 anos, que foi vereador da Cultura na autarquia, deputado na Assembleia da República e secretário de Estado das Comunidades.
O nome estará praticamente fechado e surge após uma indicação da estrutura nacional, liderada por Pedro Nuno Santos, tendo também o aval da Federação Distrital presidida por Victor Hugo Salgado.
Inicialmente, as informações apontavam para que o candidato socialista à Câmara de Braga fosse um de três nomes: o presidente da Concelhia e actual deputado, Pedro Sousa, o vereador Artur Feio ou o ex-vereador e ex-secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, que liderou a candidatura em 2021.
A decisão final, contudo, deverá recair mesmo em António Braga. A oficialização poderá acontecer em breve.
No próximo ano, o PS vai tentar reconquistar a Câmara Municipal de Braga, que liderou entre 1976 e 2009, com Mesquita Machado. Em 2013, ano da primeira vitória de Ricardo Rio, o poder municipal mudou para as mãos da coligação “Juntos por Braga” (PSD/CDS-PP/PPM).
Em 2025, Ricardo Rio não se pode recandidatar, por atingir os três mandatos permitidos por lei, tendo o PSD já aprovado a escolha do vereador João Rodrigues. É, até ao momento, o único candidato conhecido.