Acompanhado pelo Executivo municipal, Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, ‘abriu’ oficialmente este domingo a época natalícia, com conta a contagem decrescente para carregar o botão que ‘iluminou’ toda a vila.
Pelo terceiro ano consecutivo, o momento contou com um concerto do Coro da Santa Casa da Misericórdia e dos músicos da Orquestra Clássica da Academia de Música de Vilar do Paraíso, regidos pelo maestro Ernesto Coelho. Para quem não pode acorrer à tenda foi transmitido esta cerimónia através das redes sociais do município.
Seguiu-se a abertura oficial da pista de gelo natural, montada no Parque do Pontido. É a primeira vez que a Póvoa de Lanhoso disponibiliza um equipamento desta natureza, já que no ano passado a experiência da pista de patinagem, apesar de ter características inferiores, se revelou um sucesso para miúdos e graúdos. Este ano foi possível esta opção, diferente e melhor, devido à colaboração de uma empresa imobiliária povoense que, assumindo um cariz de generosidade e solidariedade, financiou a colocação da mesma.
VESTIDA A RIGOR
“A Póvoa de Lanhoso ficou agora vestida a rigor para assinalar esta data tão especial em que emigrantes e turistas nos visitam e em que, também quem aqui reside todo o ano e quem escolheu o nosso concelho como segunda casa, se deixa envolver por este espírito natalício”, afirmou o autarca.
Frederico Castro referiu o conjunto de iniciativas que estão preparadas, em parceria com as associações e as IPSS do concelho, direccionadas a todas as gerações, para todas as idades.
Reforçou ainda que o Natal se vai assinalar em outros pontos do concelho como é o caso da Feira de Natal do Baixo concelho, em Monsul, nos dias 13, 14 e 15 de e de Garfe – Aldeia dos Presépios, a partir do dia 15 e até dia 5 de Janeiro.
“Portanto, teremos Natal um pouco por todo o lado e são todos convidados a participar nas várias iniciativas, algumas que se realizam pela primeira vez este ano, como é o caso da noite da passagem de ano em que a tenda vai estar aberta”, disse.