Sob o tema ‘Mais Ética, Melhor Desporto’, a 14.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo do Município de Esposende, cerimónia em que se premeiam atletas, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes do concelho, distinguiu, este sábado, o ex-canoista Belmiro Penetra recebeu o ‘Prémio Paulo Gonçalves’ e o árbitro José Manuel Carreira Silva com o ‘Prémio Carreira’.
Este ano foram atribuídos galardões em 29 modalidades desportivas destintas, sendo homenageados 105 atletas, 27 equipas, 29 técnicos e 3 árbitros. Destacaram-se os muitos praticantes, no âmbito do Desporto Escolar que proporcionou a prática a 619 alunos, em 15 modalidades destintas.
Também as associações desportivas foram distinguidas, na medida em que são garante da prática desportiva de 2032 atletas do concelho, o que representa mais 332 atletas do que no ano anterior, em 13 modalidades distintas.
Sob o tema ‘Mais Ética, Melhor Desporto’, a gala convidou a “reflectir sobre a essência do desporto: o respeito pelas regras, o fair play, o compromisso e a responsabilidade.
“Estes valores não são apenas importantes para o atleta, mas para todos os que fazem parte deste universo: treinadores, árbitros, dirigentes, clubes, associações e, claro, as famílias”, lembrou o presidente da Câmara, referindo que “esta é uma celebração de valores que vão muito além das medalhas e troféus”.
Já o vereador do Desporto, Mário Rui Losa, sublinhou que “o trabalho voluntário e a dedicação dos seus dirigentes é algo que teremos sempre de realçar e valorizar
A Gala contou com a presença de representantes das federações dos desportos homenageados e foi abrilhantada pela Orquestra Foz do Cávado com Marisa Oliveira e a actuação de Flash Li Dance.