A Câmara de Guimarães lançou esta segunda-feira o inventário do património arbóreo do concelho, disponível numa plataforma digital de acesso público, anunciou o município.
O inventário abrange árvores localizadas em espaços urbanos, como avenidas, praças, jardins e parques, e destaca o papel essencial do arvoredo na qualidade de vida, saúde pública e organização dos espaços verdes.
“Nestes locais os exemplares arbóreos são responsáveis por inúmeros benefícios ambientais e sociais que auxiliam na melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental da população. São elementos de composição do desenho de espaços verdes, contribuído para organizar, definir e delimitar estes locais, tornando-os esteticamente mais agradáveis e funcionais”, afirma a autarquia em nota à imprensa.
Os dados inventariados até à data pelo Gabinete de Gestão de Arvoredo do Laboratório de Guimarães, ficam agora disponíveis na plataforma Património Arbóreo de Guimarães em regime de dados abertos à população.
A nota explica que dado o vasto património arbóreo do concelho, o inventário está a ser efectuado de forma radial a partir do centro da cidade e é disponibilizado à medida que for executado. Na plataforma é possível consultar dados sobre a caracterização do arvoredo público, dados dendrométricos, intervalo de idades do arvoredo, dióxido de carbono fixado, água captada anualmente dos solos, entre outros.
“A implementação destas ferramentas, aliadas à gestão adequada do arvoredo urbano do concelho, surgem como instrumentos para a educação e sensibilização da população e partilha de informação sobre o património arbóreo. As árvores são as testemunhas silenciosas da nossa história e devem ser respeitadas, preservadas e protegidas por todos”, diz a autarquia.
Link: https://smpcguim.maps.arcgis.com/apps/dashboards/2b257644f1364830a1afaf412c57c0f3