O Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho organiza este sábado a quarta edição do Dia da Galiza em Braga. O evento é decorrem entre as 15 e as 19 horas, no Mosteiro de Tibães, e inclui jogos, palestras, concertos e gastronomia, sob o tema geral dos Caminhos de Santiago.
A Reitoria adiantou que o programa começa com uma peregrinação improvisada pelo mosteiro, destinada às crianças. Em simultâneo decorrem palestras com o vice-presidente do Consello de Cultura Galega, Francisco Díaz-Fierros Viqueira, e com alunos de Literatura e Cultura Galegas da UMinho, sobre o Caminho de Santiago francês e na Galiza.
Às 16h45 prevê-se uma degustação de produtos gastronómicos galegos, como queijo de Arzúa, presunto de Caniza, pão de Cea, melindres de Ponteareas, empanada de Salvaterra do Minho, vinho e licores de Senhorio de Rubiós (As Neves). Segue-se às 17h45 o recital poético ‘Nos caminhos da Terra Chá’, com Fernando Pena e a cantora Carla Governo. O certame termina com a atuação do grupo tradicional Canto dAqui.
A iniciativa insere-se nos 40 anos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho, tem a parceria dos alunos de Literatura e Cultura Galegas da UMinho e o apoio da Xunta de Galicia, da Direção Regional de Cultura do Norte, do Consello da Cultura Galega e do Concello da Caniza, entre outros.
A entrada é livre.
Luís Moreira (CP 8078)