A UNICEF Portugal distinguiu o município de Braga como Cidade Amiga das Crianças, anunciou esta segunda-feira a Câmara, que, em comunicado, acrescenta que este reconhecimento formal “reflecte o compromisso da autarquia em realizar e promover os direitos das crianças, traduzindo-se em mudanças reais e concretas na vida das crianças no território”.
A articulação da Estratégia local para os Direitos da Criança com outros planos e medidas municipais, nomeadamente, o Programa Municipal de Apoio Psicológico, o Programa Municipal de Combate à Obesidade e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, evidencia, segundo a UNICEF, “uma abordagem integrada que fortalece o impacto das políticas locais e amplia o bem-estar das crianças”.
O comunicado destaca que organização das Nações Unidas saúda a implementação de projectos, como o CicloExpresso, que promove hábitos de mobilidade sustentável desde a infância; e a criação de respostas, nomeadamente para as crianças com deficiência.
“O compromisso do município em envolver as crianças nas decisões que as afectam reflecte também empenho de Braga em criar oportunidades reais de participação activa e significativa das crianças e jovens nas políticas locais”, sustenta a UNICEF- Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Recorde-se que o município bracarense formalizou em Fevereiro último a adesão ao programa ‘Cidade Amiga das Crianças’ da UNICEF, uma rede que visa a promoção dos direitos das crianças nas decisões, políticas e programas dos municípios portugueses.