Imunes à chuva que caía copiosamente à hora marcada (11h15), cerca de uma centena de pessoas cumpriram, este domingo, a tradição do ‘Mergulho no Cávado’, na praia fluvial do Faial, na Vila de Prado, em Vila Verde.
Com António Silva (‘Mousinho’) a comandar, juntaram-se pessoas de várias gerações, desde a pequena Carlota Silva, de nove anos, que participou pela primeira vez no mergulho juntamente com o pai, às já presenças habituais de Boaventura Gomes Vieira e Alberto Pereira, de 77 anos.
“Eu estava à espera de meia centena, mas apareceram muitos mais. A água estava uma maravilha, a 12 graus”, disse Mousinho, visivelmente satisfeito por mais uma vez ter visto cumprir-se a iniciativa que começou em 2015 com “meia dúzia de amigos”.
“No ano passado, tivemos um tempo espectacular e muita gente, quer na água, quer na margem a ver. Este ano, por causa da chuva, houve menos, mas ainda assim mais do que estava à espera”, frisou.
Mousinho lembrou que o ‘Mergulho no Cávado’ tem como principal objectivo “dar a conhecer a beleza da praia fluvial do Faial” e “atrair gente” para “desfrutar” desta zona balnear, que nos últimos anos ostenta a Bandeira Azul.
No final, após o mergulho, os vários participantes e muito do público que se juntou para assistir participou num pequeno momento de convívio.