A AVIBRA – Amigos da Viola Braguesa entregou esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Braga, a João Diogo Leitão, vencedor do 1º Concurso Nacional de Composição para Viola Braguesa
João Diogo Leitão com formação na Universidade de Évora e no Conservatório Real de Haia, tem já no seu currículo uma digressão internacional a solo com a viola braguesa realizada no ano transacto. A peça, especialmente concebida para este concurso, foi tocada pelo próprio no Salão Nobre.
Nesta iniciativa foram também entregues os diplomas de participação aos jovens que frequentaram com o sucesso o 1º Curso de Construção e Sensibilização à Viola Braguesa. Este curso, direccionado a crianças do ensino básico, visou preservar e renovar o interesse dos mais novos por este instrumento.
João Rodrigues, vereador da Câmara de Braga, salientou a importância deste tipo de iniciativas, que mantêm e promovem as tradições culturais do território.
“É essencial reforçar as tradições que nos definem, garantindo que o nosso património cultural não se perde. Iniciativas como esta são fundamentais para incutir nas gerações futuras um interesse genuíno pela tradição e, neste caso concreto, pela viola braguesa, isto no contexto de uma cidade que cresceu muito, que tem cada vez mais jovens e mais gente proveniente dos quatro cantos do mundo”, afirmou, elogiando o trabalho da AVIBRA e reforçando a importância do movimento associativo para a sociedade.
João Diogo Leitão foi o vencedor do Concurso de Composição. O músico, com formação na Universidade de Évora e no Conservatório Real de Haia, tem já no seu currículo uma digressão internacional a solo com a viola braguesa realizada no ano transacto. A peça, especialmente concebida para este concurso, foi tocada pelo próprio no Salão Nobre.