A Polícia Judiciária realizou esta terça-feira buscas nas SAD do Sp. Braga, Benfica, Sporting e União de Leiria, avança a edição online do Correio da Manhã.
A investigação denominada ‘Operação Matrioskas’ investiga contratos de jogadores russos que foram adquiridos ao clube de Leiria.
O empresário russo Alexander Tolstikov, presidente da SAD do União de Leiria, é o principal alvo das buscas.
Em causa crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal, falsificação de documentos e eventualmente associação criminosa. A PJ acredita que os empresários que detêm a SAD da U. Leiria lavam milhões de euros em Portugal com proveniência no crime organizado na Rússia, sob a fachada dos negócios do futebol.
Vitali Lystsov, defesa-central do Benfica B, foi contratado ao União de Leiria na época passada. Tomas Rukas foi emprestado pelo clube da cidade do Liz ao Sporting. Já Stanislav Kritsyuk, representado pela empresa D-Sports, esteve no Sp. de Braga até Janeiro de 2016, altura em que se transferiu para os russos do FK Krasnodar.
Arguidos? PJ e PGR divergem
A investigação, adianta o CM, teve origem em Leiria, e o alvo de todas as suspeitas é o maior accionista da SAD, a empresa DS Investment LLP, do grupo russo D-Sports, que detém a maioria do capital.
Em comunicado às redacções, a PJ informa que realizadas 22 buscas a casas e empresas em Lisboa, Leiria e Braga, tendo sido apreendido “material com relevante interesse probatório e subsequente constituição de pessoas individuais e colectivas como arguidas”.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) não confirma. Em comunicado, a PGR adianta que a investigação que levou à realização de buscas às SAD do União de Leiria, Sporting e Benfica e aos estádios de futebol de Braga e Leiria não tem, até ao momento, arguidos constituídos.
A investigação, que conta com a colaboração da Autoridade Tributária, é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Além da PJ, nas buscas participaram um magistrado do Ministério Público, um juiz e um representante da Ordem dos Advogados.
Fernando Gualtieri (CP 1200)