As festas do Enterro da Gata têm este ano limitadores acústicos para reduzir o impacto do som proveniente dos concertos que decorrem entre os dias a partir desta sexta-feira até dia e 13, na Alameda do Estádio Municipal de Braga.
Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara l de Braga, a instalação dos limitadores de som no recinto da Semana Académica resulta da colaboração entre a autarquia e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e pretende dar resposta às solicitações dos moradores da zona que, ao longo dos últimos anos, têm apresentado diversas queixas relativamente ao ruído proveniente do Enterro da Gata.
“Numa perspectiva de cooperação e diálogo com a AAUM tentámos alterar este cenário por forma a aceder às preocupações dos cidadãos que, apesar de compreenderem o interesse que o evento tem para a cidade e para a Academia, não querem ser incomodados durante uma semana”, refere.
Segundo o vereador do Ambiente, outra das novidades deste ano será a existência de uma unidade dos Bombeiros Municipais que estarão de forma permanente no recinto da festa.
Também o presidente da AAUM, Bruno Alcaide, deu conta da introdução de melhorias nos planos de segurança do Enterro da Gata. Além dos limitadores de som que serão colocados no palco principal e nas tendas electrónica e RUM, haverá uma maior intervenção e colaboração entre a segurança privada, a polícia e a protecção civil e vão passar a existir áreas de segurança devidamente sinalizadas.
“Estas são pequenas melhorias que se vão introduzindo no sentido de dar mais qualidade ao evento de modo e torná-lo numa das festas de marca da cidade”, sustentou Bruno Alcaide.