Pela primeira vez, um local fora da Terra foi classificado como vulnerável pelo World Monuments Fund, uma organização internacional sem fins lucrativos que, de dois em dois anos, destaca 25 sítios patrimoniais em risco.
O Fundo incluiu a Lua na sua lista de 2025 Watch devido ao início de uma nova Era Espacial e ao facto de a Lua albergar mais de 90 sítios lunares históricos relacionados com a presença da humanidade no seu interior, de acordo com um comunicado de imprensa do grupo.
Estes sítios incluem a Base Tranquility, onde os humanos pisaram a Lua pela primeira vez.
O local de aterragem preserva a pegada da bota do astronauta Neil Armstrong, bem como mais de 100 outros artefactos da missão Apollo 11, segundo o Fundo.
“Pela primeira vez, a Lua é incluída na lista para reflectir a necessidade urgente de reconhecer e preservar os artefactos que testemunham os primeiros passos da humanidade para além da Terra – um momento decisivo na nossa história partilhada”, disse a presidente e CEO do fundo, Bénédicte de Montlaur, no comunicado.
“Itens como a câmara que captou a aterragem na Lua transmitida pela televisão; uma disquete com memórias deixada pelos astronautas Armstrong e (Buzz) Aldrin; e centenas de outros objectos são emblemáticos deste legado. No entanto, enfrentam riscos crescentes no meio da aceleração das actividades lunares, realizadas sem protocolos de preservação adequados”, continuou.
“A inclusão da Lua sublinha a necessidade universal de estratégias pró-activas e de cooperação para proteger o património – na Terra ou fora dela – que reflictam e salvaguardem a nossa narrativa colectiva”, acrescentou.
Desde que o Fundo lançou a sua lista de observação em 1996, contribuiu com mais de 120 milhões de dólares para projectos em quase 350 locais em observação, tendo a visibilidade que proporciona aos sítios gerado mais 300 milhões de dólares, segundo o comunicado.
Outros sítios incluídos na lista enfrentam grandes desafios, como as alterações climáticas, o excesso de turismo, as catástrofes naturais e os conflitos.
A lista deste ano inclui o tecido urbano histórico de Gaza, onde a guerra de Israel devastou muitas vidas, bem como a cultura e os edifícios históricos da região, como mesquitas e igrejas.
Também na lista está a Casa do Professor de Kiev, uma antiga sede legislativa fortemente danificada, que evidencia o impacto da guerra Rússia-Ucrânia nas comunidades e no património da Ucrânia.
Com CNN e Amarachi Orie