“Uma jóia oceânica no norte de Portugal”. É assim que o jornal diário francês Le Figaro apresenta Viana do Castelo aos seus leitores, num artigo publicado esta terça-feira.
“Pequena jóia do norte de Portugal, situada na foz do rio Lima, a poucos passos de Espanha, Viana do Castelo (a 385 km de Lisboa e 75 km do Porto) lidera subjectivamente a classificação das mais belas cidades do Alto Douro”, lê-se na publicação, que aponta ainda Viana como “um templo da arquitectura”.
“Os maiores arquitectos portugueses contemporâneos conceberam alguns dos espaços e monumentos emblemáticos da cidade, como o seu centro cultural (Souto de Moura), a biblioteca (Siza Vieira) e a Praça da Liberdade (Praça da Liberdade, Fernando Távora), situada à beira-rio”, escreve Le Figaro.
O jornal aponta ainda locais e monumentos emblemáticos da cidade, nomeadamente, a Praça da República, o Museu do Traje, o Navio Gil Eannes, Santa Luzia.
A Romaria de Nossa Senhora d´Agonia, o coração de Viana em filigrana, a praia do Cabedelo e os desportos náuticos são outros destaques.