A visita do primeiro-ministro a Braga foi esta sexta-feira, marcada por uma manifestação de cerca de 200 alunos, encarregados de educação e professores do ensino privado que protestavam contra das alterações aos contratos de associação.
António Costa que participava no Fórum Económico que encerra Semana da Economia, organizado pela InvestBraga, foi apanhado de surpresa pela manifestação promovida pelo Externato Infante D. Henrique.
No final de um curto encontro que manteve com representantes daquele escola de gestão privada de Ruilhe, Braga, Costa mostrou-se disponível, segundo Filipa Amorim, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do externato “para ver o que acontece com cada escola com contrato de associação do país, porque cada escola é diferente”.
Com a inscrição ‘Em defesa da escola. Ponto. “, reproduzida nas t-shirts amarelas que envergavam, os manifestantes pediram a António Costa para reavaliar “a questão das escolas com contratos de associação, nomeadamente as zonas onde estão implementadas, porque cada caso é um caso”.
O Externato Infante D. Henrique tem 1300 alunos, do 5º ao 12º ano.
FG (CP 1200)