A CDU alerta a Câmara de Guimarães e o tecido económico para os desafios colocados pela conquista, à terceira tentativa, do título de Capital Verde Europeia 2026, anunciada esta quarta-feira.
Referindo, em comunicado, que esteve desde a primeira candidatura “muito atenta” a todos os passos da candidatura, e procurando que Guimarães – Capital Verde Europeia “seja mais do que um título e se possa projectar na realidade de uma cidade sustentável”, a coligação PCP/PEV chama a atenção para “seis pilares essenciais” que a Câmara Municipal tem pela frente para “devolver a quem vive no nosso concelho o direito à qualidade de vida”, e “honrar o título agora recebido”.
Mais e melhores transportes públicos colectivos; a luta pelo desenvolvimento da Ferrovia, que Guimarães precisa para se ligar aos concelhos do Quadrilátero – Braga, Barcelos, Famalicão – e ao Sul do país “respeitando as metas da descarbonização a que se comprometeu” são os dois primeiros dos pilares.
A redução do tráfego automóvel, seja nas vias do centro da cidade, seja na ligação com concelhos vizinhos; a promoção da mobilidade suave, a pedonalização, o uso da bicicleta para as rotinas diárias, além de “combater seriamente” a poluição do Rio Ave e do Rio Vizela e seus afluentes são outros.
Finalmente, a CDU diz que o título de Capital Verde Europeia requer “o respeito pelos solos, pela sua preservação e classificação”. “Num momento da ainda revisão do PDM é primordial que se preste atenção à protecção dos solos e da sua utilidade porque são os maiores reservatórios de carbono e permitem a mitigação das alterações climáticas, para além da sua importância para a alimentação de pessoas e animais.”
A CDU assegura que “continuará atenta a todos os passos e na luta pela qualidade de vida das populações, que implica o aumenta dos salários dos trabalhadores, assegurar habitação e serviços públicos para criar condições económicas e sociais para que as famílias se envolvam numa real mudança de comportamentos”.
Saudando a atribuição do título de Capital Verde Europeia a Guimarães, a CDU enaltece, “sobretudo, o trabalho árduo das equipas de trabalhadores, técnicos, cientistas, investigadores que contribuíram para que esta candidatura fosse vencedora”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)