O III Centenário da Capela de S. Sebastião das Carvalheiras é o mote para a próxima iniciativa do programa ‘À Descoberta de Braga’ que inclui, no próximo dia 19 , uma sessão de história local e, no dia 21, uma visita guiada à capela.
A sessão de história local, intitulada ‘Capela de S. Sebastião das Carvalheiras: o orago, a história e a festa’, tem lugar às 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. O cónego Manuel Joaquim Costa, Rui Ferreira e José Hermínio Machado são os convidados da sessão que tem animação musical a cargo da Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’.
A visita guiada à capela está agendada para o dia 21, às 10 horas. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do e-mailcultural@cm-braga.pt.
A capela de São Sebastião das Carvalheiras, localizada no alto de uma pequena elevação, junto da colina da Cividade, fica situada no preciso local onde outrora estava o cerne da cidade romana de Bracara Augusta. A capela terá surgido algures nos séculos XIII ou XIV, tempo de frequentes carestias e epidemias.
Reedificada em 1715 sob patrocínio do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles (1704-1728), foi solenemente benzida a 20 de Janeiro de 1717, perfazendo este ano 300 anos sobre a sua edificação. O projecto é atribuído a Manuel Pinto de Vilalobos, tendo ainda o contributo de Manuel Fernandes da Silva, mestre responsável pela execução da obra.
FG (CP 1200)