Yanis Varoufakis, o ex-ministro das Finanças grego, que está em Lisboa para os festejos do 44.º aniversário do 25 de Abril acredita que a Grécia se tornou uma “prisão de ditadura”, assim como a Europa.
Questionado pela TSF sobre a necessidade de uma revolução idêntica ao 25 de Abril na Grécia, o ex-governante grego foi perentório: “Sim, absolutamente, somos um país que se tornou uma prisão de ditadura das pessoas e precisamos de nos libertar disso, mas acho em última análise que toda a Europa precisa de se libertar”.
“A Europa é uma espécie de campo de concentração no sentido em que todas as pessoas sentem que já não são elas que controlam as suas vidas. E não é só a esquerda ou a direita, é por isso que as pessoas se estão a virar contra a Europa e contra a ideia de que a Europa pode ser a fonte das soluções”, justifica durante o desfile comemorativo de Abril, na Avenida da Liberdade.
Porém, Varoufakis assegurou que não acredita em “libertadores” ou “salvadores”, mas sim na “capacidade coletiva, enquanto democratas, de encontrarmos juntos as soluções”.
FG (CP 1200) com TSF