A exposição à luz intensa pode estimular uma maior satisfação sexual em homens com desejo sexual reduzido, aponta um novo estudo conduzido em Itália.
Cientistas da Universidade de Siena, em Itália, descobriram que as caixas de luz similares às usadas em terapias de luz para tratar determinados tipos de depressão aumentam os níveis de testosterona, melhorando o desempenho e satisfação sexual.
A equipa estudou 38 homens com falta de interesse sexual. Metade do grupo recebeu tratamento com a caixa de luz, enquanto a outra metade foi exposta a uma caixa de luz adaptada para emitir menos luz. Todos os homens foram submetidos a meia hora de exposição às caixas de luz pela manhã, durante duas semanas.
Quando testaram os participantes, os investigadores descobriram que o grupo exposto à luz intensa tinha triplicado os níveis de satisfação sexual, enquanto o chamado grupo de controlo manteve os mesmos níveis.
Os níveis de testosterona nos homens que receberam o tratamento activo com luz subiram de cerca de 2,1 ng/ml (nanogramas por mililitro) para 3,6 ng/ml. No outro grupo não se registou qualquer alteração nessa substância. De acordo com a BBC, Andrea Fagiolini, que coordenou o estudo, esses níveis mais altos de testosterona explicam os relatos de maior satisfação sexual.
As caixas de luz contêm tubos fluorescentes que costumam ser usados para tratar o chamado transtorno afectivo sazonal, uma forma de depressão conhecida como depressão de inverno.
O paciente olha dentro da caixa e quando a luz atinge o fundo dos olhos, são transmitidas mensagens às partes do cérebro que controlam o sono, apetite, desejo sexual, temperatura, humor e acção.
Fonte: Lifestyle