Precisamente dentro de um mês, de 3 para 4 de Março, Vila Nova de Famalicão volta a ser ‘A Casa do Carnaval’ e a casa de todos quantos quiserem viver os festejos carnavalescos “mais divertidos e espontâneos do país, numa noite de folia sem igual”.
A organização espera, como sempre, milhares de pessoas na “a noite mais longa e aguardada do ano”.
Quem já foi ao Carnaval famalicense confirma que é um ‘mar de gente’ que desemboca na cidade oriunda de vários pontos do país e que, de forma espontânea, veste a pele que bem entender ou faz paródia com figuras da actualidade, trazendo calor, cor, alegria e muita diversão a uma noite de Inverno aquecida pela música que se fará ouvir em cada canto e esquina.
Não surpreende que o presidente da Câmara Municipal antecipe “mais um grande Carnaval”.
Mário Passos acredita que locais e forasteiros voltarão a marcar presença e a dar força e expressão a uma tradição que nasceu há várias décadas pela mão de um pequeno grupo de cidadãos.
“Hoje o Carnaval de Famalicão é uma marca que extravasa as fronteiras do nosso concelho, que atrai milhares de pessoas oriundas de outras cidades e é seguramente paragem obrigatória para quem gosta de se divertir e viver com intensidade esta época do ano”, garante.
PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO
A partir das 20h30, o centro da cidade é o ponto de encontro para a grande noite de folia, com animação nas ruas, nos bares, espaços de restauração e nos quatro palcos onde a animação está a cargo da autarquia: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal.
Memorize as praças da alimentação instaladas na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado e não perca o desfile e concurso de mascarados, com prémios para os três primeiros classificados, que se realiza no palco da Rua Luís Barroso.
Refira-se que a promoção e organização do Carnaval de Famalicão é feita pelo município em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, estabelecimentos de restauração e bares da cidade, associações de cultura, recreio, desporto, solidariedade social, escolas do concelho.
TRANSPORTES
Para levar os milhares de foliões até à cidade, Mário Passos adianta que o município está novamente a preparar “uma grande operação” no que toca a transportes “para garantir segurança e comodidade a quem escolhe Famalicão para viver o Carnaval”.
Está assegurado o transporte rodoviário gratuito dentro do concelho ao longo de toda a noite, mas também a habitual parceria com a CP – Comboios de Portugal para a disponibilização de um bilhete promocional de 3 euros, ida e volta, nas linhas dos Comboios Urbanos do Porto, (apenas para vendas antecipadas, de 17 de Fevereiro a 1 de Março, nas bilheteiras da CP).
A preocupação com a sustentabilidade volta a estar presente, com a utilização de copos de plástico reutilizáveis em todos os estabelecimentos, numa acção coordenada pela ACIF- Associação Comercial e Industrial de Famalicão.
CARNAVAL COMEÇA DIA 28
Apesar do ponto alto dos festejos estarem marcados para a noite do dia 3 de Março, em Famalicão o Carnaval arranca a 28 de Fevereiro, dia em que o desfile de Carnaval Infantil sai para as ruas da cidade. Os foliões de palmo e meio iniciam o seu cortejo a partir das 14h00, saindo da Rua Adriano Pinto Basto, em direcção ao Parque 1º de Maio.
No sábado, 1 de Março, em S. Miguel de Seide, é inaugurada a exposição de Máscaras e Caretos e no domingo, 2 de Março, a partir das 10h00, decorre o desfile de Caretos em bicicleta pelo centro urbano, com saída dos Paços do Concelho.
Na tarde de segunda-feira, 3 de Março, os seniores vão abrindo caminho para a grande noite de festa, com o Desfile de Carnaval Sénior a colorir o Pavilhão Municipal.
Na terça-feira de Carnaval há desfiles por todo o concelho. Os festejos encerram com a tradicional ‘Queima dos Galheiro’, em Fradelos, a partir das 20h30, a assinalar o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.
Todo o programa do Carnaval de Famalicão está disponível para consulta em famalicao.pt.