Circular pela A3, Porto-Valença, fica mais caro 20 cêntimos a partir do dia 1 de Janeiro de 2025. É uma das 52 portagens que a Brisa aumenta em 2,21%
No caso do percurso Lisboa-Porto pela A1, o preço das portagens para a classe 1 sobe 70 cêntimos e passa a custar 24,60 euros, segundo o comunicado da concessionária.
Já o percurso Lisboa-Algarve, pela A2, vai custar mais 60 cêntimos, para 23,30 euros.
Estas subidas, para os veículos da classe 1, têm como referência, tal como previsto no contrato de concessão, a taxa de inflação homóloga, sem habitação, registada em Outubro no continente, e o adicional de 0,1% contemplado na lei devido à limitação na subida das portagens imposta em 2023 devido ao contexto de elevada inflação.
Além da actualização nas taxas de portagem, a Brisa prevê no próximo ano investir 64 milhões de euros na rede de auto-estradas. O investimento será feito em obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outros trabalhos.
Na A1 e na A4, ambas na região norte, vão também ser realizadas obras para melhorar a mobilidade nas ligações à rede viária exterior, em dois nós de ligação e algumas das áreas de serviço da A1 e da A2 Verão ampliada a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras e será reforçada a oferta de postos de carregamento de veículos eléctricos onde se tem vindo a verificar mais procura.