O ABC de Braga conquistou no passado fim de semana, mais concretamente domingo 27 de Agosto, a Supertaça de Andebol. Por forma a homenagear este colectivo que não se cansa de vencer, o Município de Braga recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho toda a equipa do Académico Basket Clube. Uma merecida homenagem do Município a estes campeões que, com mais esta conquista, muito dignificaram o nome da Cidade de Braga.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou o “hábito de vencer, a capacidade de luta e a de ultrapassar as dificuldades”, demonstrada pela equipa do ABC. “Só durante este mandato o ABC já venceu um Campeonato Nacional, uma Taça Challenge, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e um Campeonato Nacional de Juvenis. São vitórias contra as adversidades e o desequilíbrio, pelo que estas nos deixam duplamente satisfeitos. Braga está convosco nestes triunfos”, referiu.
O Autarca sublinhou também a importância de o ABC ter o “carinho da Cidade” e apelou à mobilização das forças vivas de Braga para que apoiem o clube e o ajudem a encontrar um projecto de estabilidade para o futuro, permitindo que estas vitórias se repitam.
“A Câmara Municipal não tem mais margem financeira para apoiar o ABC do que já faz hoje. Temos estabelecido um contrato-programa anual de 187 mil euros, apoios indirectos que concedemos do ponto de vista dos custos de funcionamento do Sá Leite, oferecemos o pavilhão no PEB para a realização dos jogos da Liga dos Campeões – que custaria 15 mil euros por jogo -, sendo que adquirimos igualmente o piso especial necessário para a realização desses mesmos jogos, retirando este encargo do custo ao clube. O grande investimento que queremos concretizar é a requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite, que só não se concretizou este ano por questões de diferença de perspectiva com a direcção cessante, mas que esperemos que se realize muito em breve”, explicou.
Por fim, o Edil referiu que todas estas conquistas dão corpo à aposta prioritária do Município na formação desportiva. “O ABC tem sido uma excelente escola e consegue, de ano para ano, fornecer grandes talentos ao andebol português. É um exemplo de superação que merece ser enaltecido”, disse.
Redacção