‘Abril com Cantigas de Maio’, uma iniciativa que celebra a Democracia e a Liberdade tem este ano como mote Adriano Correia de Oliveira, na passagem do 80.º do seu nascimento, José Mário Branco e a iniciativa cultural vimaranense dos anos 80, a Circultura.
Na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano, que decorreu esta segunda-feira no Círculo da Arte e Recreio, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, destacou a colaboração que este ano foi encetada com o Centro Adriano Correia de Oliveira e que resultou num concerto em comemoração dos 80 anos do músico português, a realizar no Teatro Jordão, a realizar no Dia Internacional do Jazz.
Agora com o levantamento de restrições resultantes da pandemia, o concerto ‘Sons da Liberdade’ pode contar com um coro formado pela comunidade vimaranenses, intitulado ‘Coro da Liberdade’.
Para o vereador, “transmitir os valores democráticos às novas gerações” é um dos objectivos do evento, “numa altura em que se apela à capacidade de resistir perante os ataques de que estes são alvo nos dias de hoje”.
Paulo Lopes Silva disse que é importante “recordar o legado” para que não sejam cometidos erros.
O autarca destacou ainda para o aspecto colaborativo da construção destas comemorações que, “ano após ano, têm vindo a envolver mais associações e a utilizar os espaços nobres de consumo cultural da cidade”, como são exemplo este ano o Teatro Jordão, o Centro Cultural Vila Flor e as sedes das associações.
O espaço público também não é esquecido, com a participação da Escola de Música do Círculo de Arte e Recreio no centro da cidade.
A entrada nos eventos é gratuita, sujeita ao limite de lotação dos espaços, excepto o concerto ‘Sons da Liberdade’.