A Academia Sénior do Município de Braga recebeu esta terça-feira a visita do Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, numa iniciativa que visou estreitar laços com a comunidade académica sénior e reforçar o compromisso da Igreja com o envelhecimento activo.
Durante a visita, o Arcebispo afirmou que a “Academia Sénior é um exemplo de como devemos cuidar e valorizar a nossa população mais experiente”. “É com grande satisfação que vejo iniciativas como esta, que promovem a inclusão, o conhecimento e o bem-estar dos nossos idosos”, referiu.
Os alunos partilharam as suas experiências e preocupações, evidenciando a importância do papel da Igreja e das instituições públicas no apoio à população sénior. O encontro permitiu ainda discutir futuras colaborações que possam fortalecer os serviços e actividades oferecidos pela Academia.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Sameiro Araújo, também sublinhou a importância desta visita, afirmando que a “presença de D. José é um incentivo para todos os envolvidos nesta academia, demonstrando o reconhecimento e apoio ao nosso trabalho em prol do envelhecimento activo e participativo”.
Durante a visita, o Arcebispo teve a oportunidade de conhecer três turmas, num universo de 568 alunos que frequentam a Academia Sénior, interagindo com os participantes e conhecendo de perto as suas experiências e desafios.