A Associação comercial de Braga (ACB) atribuiu, esta quinta-feira, a 27 lojas bracarense os primeiros selos de qualidade ‘Best Retail Service’, no âmbito do projecto ‘I Shop Braga’.
De adesão voluntária, este sistema, explica a ACB, “avalia, valoriza e enaltece os compromissos de qualidade de serviço assumidos pelas lojas aderentes”, garantindo ao consumidor “estar perante uma empresa com uma qualidade de serviço de excelência, capacitada para proporcionar experiências de consumo memoráveis”.
Neste sistema desenvolvido pela ACB, em parceria com a LUSAENOR, a avaliação da qualidade do serviço abrange quatro dimensões fundamentais: serviço; elementos tangíveis; colaboradores; requisitos de melhoria.
Na vertente do serviço, avaliam-se indicadores relacionados com a cortesia; a credibilidade e fiabilidade do serviço; a capacidade de resposta; a comunicação com o cliente; e, entre outros, a acessibilidade ao estabelecimento. No que respeita aos elementos tangíveis, avaliam-se vários parâmetros relacionados com a qualidade das instalações, dos equipamentos, do mobiliário e dos materiais para oferta e transporte.
Na dimensão relativa aos colaboradores valoriza-se a competência profissional, a imagem e postura, o conhecimento dos produtos e a formação. Já no que concerne a requisitos de melhoria, dá-se especial atenção ao sistema de gestão de ocorrências, queixas, reclamações, sugestões e de propostas de melhoria da qualidade do serviço.
‘Best Retail Service’ está a ser implementar no âmbito da Medida Comércio Investe, cujo sistema de certificação de qualidade tem a chancela da marca AENOR Internacional – Associação Espanhola de Normalização e Certificação.
FG (CP 1200)