Entre a próxima sexta-feira e domingo, Braga volta a receber uma das mais espectaculares provas do automobilismo nacional e internacional. A mítica Rampa da Falperra promete trazer à cidade milhares de aficionados para sentirem de perto toda a emoção da prova rainha da montanha. Os habituais ‘aceleras’ já por lá andam a ‘testar’ a pista, para grande preocupação das forças policiais.
No ano em que Braga ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, a prova apresenta diversas novidades, desde logo a existência de uma bancada na chamada ‘Curva do Papa’, junto ao Santuário do Sameiro, um novo percurso de descida das viaturas e um acesso pedonal desde o parque de partida até à curva do restaurante.
A organização da Rampa, a cargo do Clube Automóvel do Minho, aposta ainda na sonorização em quatro pontos do traçado e na transmissão directa da prova na internet.
A 39.ª Rampa da Falperra conta com a participação de 120 pilotos de 15 países europeus, sendo que são esperados cerca de 150 mil espectadores.
Na sexta-feira realizam-se as habituais verificações técnicas no largo do Pópulo, assim como a exposição das viaturas na avenida Central, entre as 14 e as 20 horas. Para o mesmo dia está agendada a apresentação dos pilotos, seguida de desfile de viaturas.
No Sábado, dá-se início às qualificações da prova e no domingo, a realização das provas.
A prova tem ainda uma vertente solidária com a realização do ‘Semear Portugal/Por Braga’, iniciativa promovida pela Juventude Popular (JP) em parceria com a Quercus e que tem como objectivo contribuir para a reflorestação das zonas afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro do ano passado.
FG (CP 1200)