A Associação Comercial e Industrial de Barcelos, (ACIB) ajudou a criar, nos últimos seis meses, 44 empresas no concelho, que representam um milhão de euros de investimento, e criam 70 postos de trabalho.
O seu presidente, João Albuquerque disse ao PressMinho/O Vilaverdense que as novas firmas recorreram aos apoios dos programas MicroInvest e Invest +, que contemplam soluções de financiamento com taxas de juro bonificadas e períodos alargados de carência e de devolução do empréstimo.
O gestor empresarial salientou que a ACIB conseguiu que as candidaturas fossem analisadas e resolvidas pela banca e pelo IEFP num prazo que não excede os 45 dias, o que – frisou – “evita um possível desânimo do empreendedor”.
Sublinhou que o micro-crédito abarca áreas como as do agenciamento de jogadores, lojas de comércio, de cabeleireiro, de produção agrícola e pequenas confeções têxteis.
O programa – acrescentou – determina que as empresas sejam acompanhadas pelos técnicos da ACIB, de forma a potenciar a sua viabilidade.
Luís Moreira (CP 8078)