No próximo dia 2, pelas 16 horas, é celebrado no Museu dos Biscainhos, em Braga, o Acordo de Cooperação para a Constituição da Rede de Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado, entre a CIM Cávado e a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Na cerimónia estão representados, através dos seus presidentes, os seis municípios que constituem a CIM Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) e o director-geral da DGLAB, Silvestre Lacerda. O grupo de trabalho dos Bibliotecários das seis bibliotecas de leitura pública da CIM Cávado e os representantes do Secretariado da CIM Cávado marcam também presença na sessão.
A importância do aprofundamento deste trabalho cooperativo torna-se essencial para “criar, melhorar e potenciar as funções sociais, educativas e culturais que uma biblioteca pública deve providenciar à sua comunidade e a todos os cidadãos que a visitam”.
O objectivo das Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado é “melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e comunitário. Tal implica a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, através de acções de disponibilização e actualização dos diferentes recursos e serviços, de forma cooperativa, articulada e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas”.