O activista ambiental Carlos Dobreira voltou a denunciar à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “o estado de degradação e a situação de incumprimento legal” dos parques infantis de Navarra, em Braga, junto à rua do Burgo, e de Amares, junto ao Largo D. Gualdim Pais.
Estas situações tinham já sido denunciadas à ASAE, respectivamente, em Abril e Março deste ano.
No caso do parque infantil em Navarra (Braga), Dobreira aponta a falta de segurança da superfície de amortecimento de impacto e dos equipamentos utentes, “não existindo também informações úteis, por exemplo, sobre a entidade responsável”.
Já no caso do parque infantil em Amares, aponta “equipamentos com superfícies cortantes, madeiras apodrecidas, pregos expostos e enferrujados e falta de fixação”.
Carlos Dobreira solicita à ASAE uma “intervenção enquadrável e articulada”.
Recorde-se que foi na sequência de uma denuncia deste activista bracarense que em Outubro do ano passado a ASAE desmantelou um parque infantil localizado nas proximidades da escola primária de Eira Velha e do parque de merendas da freguesia de Adaúfe, em Braga.
Com estas novas denuncias, o professor de História prossegue a sua campanha de denunciar os parques infantis, de lazer e de recreio dos concelhos da CIM-Cávado que não reúnam condições de segurança.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)
Fotos Carlos Dobreira