As autoridades suíças suspeitam que vários casos de sabotagem em estações de esqui no país, em que canhões de neve artificial foram vandalizados, são obra de activistas climáticos, informou esta quarta-feira a televisão nacional RTS.
Um desses ataques aconteceu nas duas últimas noites de 2022 no ‘resort’ de Villars-sur-Ollon, onde duas máquinas de produção de neve artificial foram desactivadas por desconhecidos.
Nos dias seguintes, um outro incidente semelhante foi registado na zona de esqui adjacente, em Diablerets, quando foram desligados três destes canhões de neve e vários cabos de alimentação eléctrica.
A polícia do cantão de Vaud, a área afectada e um dos destinos mais populares para esqui na Suíça, está a investigar incidentes parecidos nas áreas montanhosas vizinhas de França que foram reivindicados pelo movimento ambientalista global ‘Extinction Rebellion’ (‘Rebelião da Extinção’).
As temperaturas excepcionalmente altas que se têm feito sentir neste Inverno deixaram metade das estações de esqui da Suíça (principalmente aquelas abaixo dos 1.500 metros) sem neve durante várias semanas, embora a neve que caiu nos últimos dias tenha permitido que algumas reabrissem esta semana.
Com TSF