O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o quarto pior do mundo, de acordo com o ranking da AirHelp, que tem por base a pontualidade e a avaliação dos clientes, enquanto que o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, Brasil, é o segundo melhor. Já a TAP subiu dois lugares e é agora a 31.ª entre as companhias aéreas.
O Humberto Delgado ficou na 191.ª posição em 194 aeroportos de todo o mundo. Numa avaliação de 0 a 10, a infra-estrutura de Lisboa caiu para 6.48 pontos face aos 6.75 do ano passado.
O aeroporto da cidade de Lisboa foi penalizado sobretudo na pontualidade.
O melhor aeroporto nacional é o do Sá Carneiro, no Porto, e ocupa a 91.ª posição, com 7.52 pontos, contudo registou “uma queda de 37 lugares, uma vez que o ano passado se encontrava na 54.ª posição”, refere o AirHelp.
O aeroporto de Faro encontra-se na 137.ª posição, o Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal, na 148.ª posição e o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, no 167.º lugar.
Em primeiro lugar está o Aeroporto Internacional de Mascate, em Omãr, seguido do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes-Gilberto Freyre, no Brasil, e o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Atrás do aeroporto lisboeta, nos últimos lugares da lista, encontra-se o aeroporto de Gatwick, em Londres, o aeroporto internacional de Malta e, na última posição, o aeroporto Syamsudin Noor em Banjarbaru, na Indonésia.
COMPANHIAS AÉREAS
Já no ranking das companhias aéreas, a TAP subiu dois lugares e passou a ocupar a 31.ª posição com uma pontuação de 7.16, penalizada sobretudo pela pontualidade.
Qatar Airways, Eurowings e Lot – Companhia Aérea da Polónia são as companhias com melhor avaliação.
A Air Azores/Sata ocupa o lugar 76.
Na lista das piores, a britânica British Airways (pior processamento de reclamações) ocupa o penúltimo lugar, e a Tunisair, Tunísia, no lugar 83, a última.
Entre as companhias apontadas como possíveis compradoras da TAP, além da British Airways, a KLM (Holanda) ocupa o 16.º lugar, a Ibéria o 19.º, Air France o 25.º e a Lufthansa (Alemanha) o 57.º