A Associação Empresarial de Vila Verde (AEVIVER) e a Câmara de Comércio da Guiné-Bissau acordaram esta sexta-feira a assinatura de um memorando de entendimento, naquele que foi o primeiro contacto formal realizado pela comitiva vilaverdense que está desde hoje neste país africano.
Os responsáveis da Câmara de Comércio apontaram as áreas preferenciais de investimento, realçando a existência de “múltiplas oportunidades”, num “país onde falta fazer tudo”. Deixaram também um repto aos portugueses para que aproveitem “as oportunidades e os financiamentos”, sobretudo europeus, na ‘mesa redonda de Bruxelas’, para ajudar a desenvolver a Guiné-Bissau.
A visita oficial da AEVIVER e da Câmara de Vila Verde prossegue nos próximos dias, com a formalização de protocolos de cooperação com o Governo da Província de Cachéu e os Municípios de Farim e Bula.
A comitiva vilaverdense é liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, a nível institucional, e pela cúpula directiva da AEVIVER, o presidente José Morais e o vice-presidente para as relações internacionais, José Manuel Lopes. O vereador Luís Filipe Silva também integra o grupo, juntamente com diversos empresários vilaverdenses.
A visita oficial, que compreende a assinatura dos referidos acordos e encontros bilaterais ao mais alto nível, inclui encontros com o Presidente da República e o Primeiro-Ministro guineenses, assim como com vários responsáveis governativos, nas mais diversas áreas de administração do Estado.