A meio da tarde, a afluência às urnas no concelho de Braga era “bastante superior” em comparação com as Legislativas de 2019, de acordo com membros de assembleias de voto ouvidos pelo PressMinho.
Na ‘Secundária’ Carlos Amarante, em S. Victor, o acto eleitoral decorria com fluidez, apesar do número de eleitores estar “ligeiramente acima” das últimas Legislativas.
O momento de maior afluência aconteceu logo pelas 08h00, “anted da hora da missa”.
Já na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, a manhã ficou marcada igualmente, comparativamente, por uma “maior afluência” nas três assembleias de voto
Aqui, um dos eleitores diz que ficou “surpreendido” com o cenário que encontrou na Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão.
“Não esperava ver tanta gente, bastante mais que nas Presidenciais e nas Autárquicas”, afirma, atribuindo a “muito boa” afluência à possibilidade de os eleitores confinados poderem votar, ao contrário do aconteceu naquelas eleições acto.
Esta percepção confirma os últimos dados do Ministério da Administração Interna (MAI), que apontavam, até às 12h00, que já tinham votado 23,7% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas Legislativas, em 2019, antes da pandemia, quando a afluência média às urnas à mesma hora se estimava em 18,83% dos eleitores, ou seja, a cerca de dois milhões de votantes.
Recorde-se que mais de 10 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são este domingo chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sai o novo Governo.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)