No ano letivo 2015/2016, a empresa Águas de Barcelos levou a cabo nova edição do projeto ‘Água Segura’ nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos Escolares de Barcelos. 950 alunos participaram em aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água e no concurso interescolar de desenho sobre os ‘Ciclos natural e urbano da Água’. Agora, foi altura de premiar os alunos.
Implementado em 2013 pela Águas de Barcelos, o projeto é apoiado pela ARS Norte, ERSAR e Águas do Norte, e abrange atualmente 56 escolas de sete agrupamentos escolares, o que corresponde a cerca de 80% das escolas públicas de ensino básico do concelho. Além dos agrupamentos escolares de Barcelos, Alcaides Faria, Rosa Ramalho, Vale do Tamel, Vale D’Este e Braga Oeste que já faziam parte do projeto, neste ano letivo foi integrado o Agrupamento de Escolas de Vila Cova.
Para incentivar e premiar o esforço dos participantes, o projeto educativo previu a organização de exposições e de concursos para os trabalhos realizados em cada agrupamento escolar, com a entrega de prémios, certificados de participação e folhetos ‘Água Segura’. Todos os participantes receberam a caneca ‘Água Segura’. Para os autores dos melhores desenhos de cada escola dos agrupamentos escolares Alcaides Faria, Vale do Tamel, Vale D’Este e Vila Cova foram realizadas visitas guiadas ao Pavilhão da Água no Porto, no final do ano letivo. Para os alunos dos melhores desenhos de cada agrupamento foi atribuído o prémio ‘Bilhete familiar para visita ao Sealif’”, no Porto.
PROJETO ‘ÁGUA SEGURA’
O projeto educativo ‘Água Segura’ visa sensibilizar os alunos do 4º ano e encarregados de educação para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água, desde a importância para o homem e todos os seres vivos, a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais, assegurando assim o abastecimento de água potável à população e contribuindo para a despoluição das reservas de água.
Atualmente, face à poluição das águas, o Sistema Público é a via mais adequada de abastecimento de água à população, bem como para a importância do tratamento das águas residuais como medida de proteção dos Recursos Hídricos, promovendo a despoluição das águas na sua origem.
LISTA DOS ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHO
Agrupamento de Escolas Vale do Tamel – Beatriz Gonçalves Ribeiro da EB1 de Tamel S. Veríssimo, André Silva Fernandes da EB1 de Tamel de Sta. Leocádia e Miguel Ângelo Gonçalves da Silva da EB1 de Carapeços; Agrupamento de Escolas Vale D’Este – João Dinis Moreira Novais da EB1 de Negreiros; Agrupamento de Escolas Alcaides Faria – Elsa Lopes Maciel da EB1 de Galegos S. Martinho, Afonso Cardoso Fernandes da EB1 de Areias S. Vicente e João Filipe Silva Vila da EB1 de Galegos Santa Maria; Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho – Rafaela Carlos Oliveira da EB1 de Airó, Margarida Vilaça Peixoto da EB1 de Airó e Alexandra Macedo Rodrigues da EB1 de Macieira de Rates; Agrupamento de Escolas de Braga Oeste – Diogo Miguel Araújo Silva da EB1 de Pousa, Joana Vilaça Pereira da EB1 de Cabreiros e Tiago Filipe Rodrigues da Silva da EB1 de Martim; Agrupamento de Escolas de Vila Cova – Daniel Ribeiro do Monte da EBS de Vila Cova; Agrupamento de Escolas de Barcelos – Sara Moreira Senra da E.B.1/J.I. de Milhazes, Luísa Marques Amorim da EB1 de Igreja em Cristelo e Luana Filipa Martins Faria do Centro Escolar de Gilmonde.
Luís Moreira (CP 8078)