Considerado um encontro de referência na utilização do fogo controlado para a gestão da paisagem e prevenção de incêndios, o Alto Minho TREX 2025 terminou esta sexta-feira, em Paredes de Coura.
A iniciativa reuniu mais de 40 participantes de várias nacionalidades, sobretudo de Portugal e Espanha, entre especialistas, técnicos e operacionais da área florestal e da protecção civil, mentores e elementos da organização, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas.
Ao longo de uma semana, foram realizadas diversas acções de fogo controlado, sessões de formação e partilha de experiências, fortalecendo as capacidades locais na gestão integrada dos incêndios rurais.
A organização, a cargo da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com a organização norte-americana The Nature Conservancy, destaca a importância do uso estratégico do fogo como ferramenta de prevenção, aliando conhecimento científico, inovação e práticas tradicionais.
“O sucesso desta edição reforça a importância do TREX como um espaço de cooperação internacional e capacitação especializada, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável do fogo no Alto Minho e na Península Ibérica”, afirma a CIM Alto Minho.
Este programa de treino internacional contou ainda com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu (EFI) e da Associação Europeia de Fogo Prescrito – NODFYR Portugal.