A requalificação de um moinho em Adaúfe, a criação de um parque urbano em Real e a reabilitação do campo de jogos das Amoreiras foram alguns dos projectos apresentados por um grupo de alunos da Escola Secundária Sá de Miranda no âmbito do ‘Nós Propomos – Cidadania e Inovação na Educação geográfica’.
O projecto visa promover uma efectiva cidadania numa perspectiva de governança e de sustentabilidade, incentivando os estudantes do ensino secundário a participar nas políticas de ordenamento.
Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo da Câmara de Braga, considerou o projecto ‘Nós Propomos’ um excelente contributo para a formação de jovens participativos na construção de políticas para o território.
“Este é um projecto que se inscreve na educação cívica para a intervenção dos cidadãos no desenvolvimento dos seus territórios”, frisou Miguel Bandeira que se fez acompanhar pelos vereadores Lídia Dias e Altino Bessa.
O município participou pelo 3º ano consecutivo neste projecto, promovido em parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Esri Portugal, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.
O projecto dirige-se, prioritariamente, a alunos e professores de Geografia, do 11º ano, onde é obrigatório a realização de um ‘Estudo de Caso’, mas pode igualmente contar com a participação de alunos de outros níveis e disciplinas de Geografia do Ensino Secundário.