“Este é um evento que mostra o melhor dos sabores e saberes tradicionais de Amares, a sua gastronomia e produtos da terra, ao País e à Galiza”. A afirmação é do presidente da câmara de Amares, Manuel Moreira, este sábado de manhã, no arranque de mais uma edição do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares, 2018, certame que decorre até à próxima terça-feira de Carnaval, 13 de Fevereiro, na EB 2-3 local. A organização estima a presença de mais de 30 mil pessoas, acima dos 26 mil da edição anterior.
“É fruto de um trabalho forte, próximo e dinâmico para dar um salto no crescimento e afirmação do concelho», referiu o autarca, durante a cerimónia de abertura, convicto de que “o trabalho em rede dos municípios do Vale do Homem e do Cávado tem permitido o crescimento do afluxo turístico ao concelho. Somos o concelho que regista maior crescimento turístico nos últimos anos, muito graças à qualidade da nossa gastronomia”.
Ao lado do presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Domingos Macedo Barbosa, outro dos co-organizadores do evento, o edil de Amares pediu união: “vamos dar as mãos e apostar na fixação dos jovens no nosso concelho”.
ACB. “AMARES É CONHECIDA POR ESTE EVENTO”
No mesmo tom, o presidente da ACB mostrou-se “grato pela parceria de 16 anos com a Câmara de Amares. Deve existir esta união e trabalho em rede para que os projectos tenham sucesso”.
Para Domingos Macedo Barbosa, “Amares tem ganho muito com este evento. Amares é conhecida pelo Festival das Papas de Sarrabulho. Estamos no caminho certo”.
O festival reúne perto de uma centena de expositores, uma dezena dedicados à confecção e degustação das tradicionais papas de sarrabulho, outros de promoção de produtos locais, da laranja aos vinhos, licores e compotas e artesanato.
CMS (CP 3022)