O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o vice-presidente Isidro Araújo, estiveram de visita à Quinta de Lamoso – Turismo Equestre, que se prepara para avançar com sessões de hipnoterapia, um método terapêutico e educativo que procura promover a reabilitação física (construção da percepção de movimentos tridimensionais, coordenação motora, etc.) e psicossocial (melhoria da auto-estima, da socialização, entre outras) de pessoas com necessidades especiais, através de diferentes exercícios de contacto físico e vinculação afectiva que implicam a acto de montar a cavalo.
Reconhecendo o importante contributo desta abordagem terapêutica e educacional para o desenvolvimento e estímulo de pessoas com necessidades especiais, o presidente da Câmara, manifestou a disponibilidade por parte do Município em cooperar na implementação deste projecto, cujos utentes do Ser Igual – Centro de Actividades Ocupacionais de Amares foram os primeiros a experimentar.
“A Câmara de Amares está receptiva em colaborar com a Quinta do Lamoso para que todos estes jovens tenham acesso à hipnoterapia porque facilmente identificamos os benefícios que poderá trazer às suas vidas, até porque neste pequeno período de tempo em que visualizamos o seu primeiro contacto com os cavalos é evidente a sua alegria e a forma como vão adquirindo autoconfiança à medida que se vão familiarizando com o animal e com o meio ambiente”, sublinhou Manuel Moreira.
“Louvamos o gesto deste empresário que fez um grande investimento em termos turísticos no nosso oncelho e que agora o coloca ao serviço da comunidade, para ajudar aqueles que mais precisam”, acrescentou.
João Oliveira, proprietário do espaço, explicou a Quinta do Lamoso se trata de um local que está sobretudo vocacionado para turismo equestre para que os turistas e amarenses possam desfrutar dos seus cavalos, nomeadamente, com passeios a cavalo e de pónei, aulas de equitação, mas que surgiu a ideia de alargar este conceito a novos horizontes.
“Decidimos avançar para a hipnoterapia e fizemos um contacto com o CAO de Amares para que trouxessem cá os seus utentes. As terapeutas desta IPSS´s passaram por cá antes para terem alguma aprendizagem e algum contacto com os cavalos e estamos numa fase de experiência”, começou por referir.
“Se tudo correr como previsto vamos avançar para que possam regularmente usar estas instalações para sessões de hipnoterapia, que é uma terapia fundamental para o seu desenvolvimento, e precisaremos naturalmente do apoio das famílias para que este projecto vá para a frente”.
A Quinta de Lamoso localiza-se na bonita Vila Termal de Caldelas em Amares. Com mais de 80 000 m2, em ambiente natural, com uma paisagem deslumbrante, junto do Rio Homem, cavalos, póneis e charretes para passeios dentro e fora da quinta.
P.A.P (CP 9420)