A par da visita a todos os centros escolares do concelho para oferta do livro ‘Pintar o Céu II’ a todas as crianças que fizeram parte deste projecto, o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, e a vereadora da Educação, Cidália Abreu, que se fizeram acompanhar por Sérgio Silva, adjunto do director do AEA, congratularam-se com o resultado final “brilhante” deste trabalho, cuja publicação foi apadrinhada pela Autarquia.
“Esta compilação espelha a qualidade do ensino que se pratica em Amares”. É desta forma que o autarca se refere à publicação ‘Pintar o Céu II’, uma colectânea que reúne uma diversidade de poemas elaborados pelos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares (AEA).
A obra surgiu no âmbito do Plano Anual de Actividades do Departamento do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Amares para o ano lectivo 2016/2017. Através desta iniciativa todas as turmas foram desafiadas a escrever poemas com autoria individual ou colectiva, dispondo de toda a liberdade criativa.
A selecção dos poemas foi fruto das escolhas de cada turma, respeitando integralmente a forma e o conteúdo definido pelos autores. As representações gráficas, criadas pelos alunos, serviram como ilustração dos temas abordados.
A edição deste livro teve na sua génese, mais uma vez, a motivação para o desenvolvimento da escrita criativa e a valorização dos saberes dos alunos deste nível de ensino, bem como, a melhoria das competências de escrita.