A Câmara de Amares prevê a conclusão, até meados deste ano, das obras para alargamento do sistema de saneamento de águas residuais no concelho, num investimento superior a três milhões e meio de euros, que abrange mais de 1300 famílias e nove freguesias amarenses.
Numa nota divulgada esta quarta-feira, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, diz que «é com uma satisfação imensa» que acompanha o desenrolar desta intervenção alargada que «vem melhorar de forma tão evidente a qualidade de vida» da população do concelho.
“Este era um anseio de muitos anos que finalmente vemos cumprido. Nenhum concelho pode crescer e desenvolver-se sem ter as suas estruturas básicas e a cobertura do saneamento é essencial para as nossas famílias e também para a expansão do nosso tecido económico”, realça.
O alargamento da rede concelhia de saneamento de águas residuais contempla acções nas freguesias do Bico, Caldelas, Figueiredo, Fiscal, Lago, Prozelo, Barreiros, Rendufe e Torre, numa extensão de 37,5 km.
A obra representa um investimento global no valor de 3.399.698,59 € (três milhões, trezentos e noventa e nove mil seiscentos e noventa e oito euros e cinquenta e nove cêntimos) acrescido de IVA à taxa legal. O valor é financiado por fundos comunitários.
“Apesar deste passo ser enorme sabemos que não chegaremos ainda a todas as pessoas mas vamos continuar a lutar por este objectivo, nomeadamente para criar infraestruturas na zona norte do concelho”, refere Manuel Moreira.
CAMPANHA PARA LIGAR SANEAMENTO
A Câmara está a levar a cabo uma campanha de sensibilização junto da população sobre a importância da ligação à rede de saneamento tendo como objectivo que todas as pessoas que têm rede de saneamento disponível regularizem a sua situação.
Dos ofícios remetidos, mais de 50% das pessoas já formalizaram pedido de ligação, facto que o edil amarense vê com muito agrado.
“De facto o enorme investimento que estamos a fazer só é válido se servir a nossa população por isso temos de passar esta palavra e fazer com que as pessoas usufruam efectivamente da rede que temos disponível”, sublinha.