A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com o município de Amares, deu esta sexta-feira início à primeira sessão da campanha de Sensibilização Intermunicipal para a Recolha Selectiva e Compostagem dirigida à comunidade escolar.
A acção decorreu no salão dos Bombeiros Voluntários amarenses, através do espectáculo de teatro ‘A revolta dos Ecopontos’, encenada pela Academia de Teatro Tin.Bra.
A ‘Campanha de Sensibilização Intermunicipal para a Recolha Selectiva e Compostagem Doméstica na NUT III Cávado’ é um projecto promovido pela CIM e cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional Temático da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), alinhado com o previsto na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Cávado 2014-2020.
Este projecto tem como objectivo sensibilizar a população em geral, e a comunidade escolar da NUT III Cávado em especial, para as questões ambientais, e em particular para a importância da recolha selectiva dos resíduos e para a valorização dos resíduos biodegradáveis, no sentido da construção de um sistema ambientalmente sustentável. O projecto prevê a realização de diversas iniciativas em todos os 6 municípios do Cávado, que decorrem entre o mês de Fevereiro e Setembro do corrente ano.
Estas sessões enquadram-se numa das várias acções da campanha, e centram-se na sensibilização da comunidade escolar, nomeadamente alunos do 2.º e 3.º ciclo, para a importância da reciclagem como forma de valorização dos resíduos através da recolha selectiva.
É com recurso à encenação de uma peça de teatro didáctica e interactiva que se pretende transmitir a mensagem de sensibilização e informação sobre a temática dos resíduos, da recolha selectiva e da valorização dos resíduos.
FG (CP 1200)