Um grupo de deputados do PSD, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, visitou esta segunda-feira os mosteiros de Santo André de Rendufe e de Nossa Senhora da Abadia, em Amares, reforçando a «urgência de obras» nos dois monumentos, para que possam depois ser devidamente potencializados em termos turísticos.
“O concelho de Amares tem aqui dois exemplos de dois pólos de atracção turística fantásticos e não pode deixá-los morrer. As autoridades nacionais, nomeadamente no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura, têm que intervir urgentemente”, realçou o deputado Fernando Negrão.
O grupo parlamentar do PSD vai, por isso, “falar com o Secretário de Estado, pessoalmente ou através de perguntas enquanto deputados, para saber o que querem fazer para evitar que estes edifícios caiam”.
Segundo Fernando Negrão, além dessa intervenção, «que é o mais urgente e que tem que ser feita imediatamente, há a necessidade de uma estratégia para o turismo, na vertente cultural».
“A Norte, o que assistimos é a concentração do turismo no Porto. Ora, isto é um erro, porque havendo uma estratégia temos que desconcentrar o turismo da cidade do Porto para o Minho, por exemplo, que é um tesouro nacional que tem que ser mostrado a quem nos visita”, frisou.
O grupo de deputados do PSD incluiu ainda Jorge Paulo Oliveira, Hugo Soares, Clara Marques Mendes, Joel Sá e o vilaverdense Rui Silva.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)