A Câmara Municipal de Amares promoveu este sábado em Braga a 14 edição do Festival das Papas de Sarrabulho, um dos ex-libris gastronómicos do concelho, numa versão ‘2 em 1’ já que se associa a um ‘jovem’ quase quarentão Carnaval amarense.
O festival, que de 6 a 9 de Fevereiro, dia do Entrudo, faz da escola EB 2 e 3ª sua casa, apresenta este ano uma inovação ao criar à entrada do certame um espaço para a promoção dos produtos locais, vinho, laranja ou artesanato.
A estratégia de obrigar os visitantes a atravessar este espaço –uma tenda de grandes dimensões- tem como objectivo dar a conhecer o património gastronómico e cultural, essencial para “um concelho que vive do turismo”, afirma Manuel Monteiro, presidente da Câmara da Amares, frisando que “ o Festival das Papas de Sarrabulho tem vindo sempre a crescer e a inovar”.
O evento conta com a presença de sete restaurantes e espera atingir os 20 mil visitantes (entrada gratuita), mais quatro milhares que na edição do ano passado.
Para atingir essa meta, a autarquia tem apostado na promoção do festival fora das fronteiras concelhias. Depois de Espanha e Gaia, foi a vez de Braga degustar as famosas papas amarenses.
“É um piscar de olho aos bracarenses, de mostrar o que temos de bom”, reconhece Manuel Monteiro.
E Braga agradece. “No ano em que o Minho é a Região Europeia da Gastronomia é sempre bom acolhermos estas iniciativas, sobretudo quando se trata de um certame com a relevância do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares, um prato típico do Minho”, diz António Barroso, do Gabinete da Presidência da Câmara de Braga.
Barroso considera que a cooperação com outros municípios fortalece não só a região como cada um deles individualmente. “ Juntos temos outra escala, de âmbito nacional e internacional, e para nós é importante que outros municípios reconhecem em Braga uma rampa de lançamento” para os seus eventos.
Rui Marques, director-geral da Associação Comercial de Braga (ACB) concorda com António Barroso, sublinhando que a “rampa de lançamento” que a Cidade dos Arcebispos é, ultrapassa o Minho e estende-se à euro-região Norte de Portugal/Galiza.
“ Estas acções promocionais que Braga tem recebido são complementares e não concorrentes, e de muito importância para todos agentes económicos que têm a oportunidade de se mostrar junto da população de uma cidade grande como Braga”, diz o responsável da ACB, subscrevendo as palavras de António Barroso e Manuel Monteiro: “juntos somos mais fortes”.
Fernando Gualtieri (CP1200)