Se em 2019, o Festival das Papas de Sarrabulho de Amares movimentou cerca de 30 mil pessoas e gerou um volume de negócios directo na ordem do meio milhão de euros, a intenção para a edição deste ano é superar esses números.
A vontade foi transmitida pelo presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da 18.ª edição da “principal iniciativa de promoção” do território, que decorre de 22 a 25 de Fevereiro.
À semelhança do ano passado, o Festival das Papas de Sarrabulho vai ser realizado numa tenda de grandes dimensões, no recinto do mercado municipal, com a presença de oito restaurantes e vários expositores, entre eles os produtores locais.
“É um evento consolidado, que tem vindo a crescer e que tem uma enorme importância, quer na vertente económica, quer na projecção do concelho”, sublinhou Manuel Moreira.
Para o presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, trata-se de uma iniciativa “marcante para a economia local, sendo um dos principais impulsionadores da oferta turística, cultural e gastronómica” do concelho.
A abertura do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares acontece no dia 22 de Fevereiro, um sábado, pelas 12h00. O certame estende-se até ao dia de Carnaval, na terça-feira seguinte, encerrando após o jantar.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Amares em parceria com a Associação Comercial de Braga.
PREÇOS MANTÊM-SE
O figurino e os preços mantêm-se. À entrada, o visitante levanta o kit de loiça, deixando uma caução de 5,00 euros, que é devolvida no momento da entrega, ficando 1,00 euros para as despesas de manutenção.
“A tijela de papas custa 3,50 euros e o prato de rojões 4,50 euros. Uma tijela de vinho fica por 1,50 euros, o que faz os 10,00 euros, que é a refeição completa”, explicou o vereador da Cultura, Isidro Araújo.
O evento vai também associar a doçaria e os produtos da terra, em especial a laranja de Amares, assim como a valorização do vinho verde do Concelho.
“Todos os vinhos verdes presentes no evento serão vinhos de Amares”, frisou o vereador.
OITO RESTAURANTES
O festival volta a contar com a presença de oito restaurantes. A Taberna Abadia, de Ferreiros, estreia-se no evento, substituindo o Recanto da Minhota. Churrasqueira de Caldelas, A Rival, Vale do Homem, Carias, Tomada’s, Taberna Abadia, Quinta do Fernando e Casa Gil são os restaurantes responsáveis pela confecção de papas do 18.º Festival de Papas de Sarrabulho de Amares.
Ricardo Reis Costa (CP 6811-A)