Entre os dias 12 e 14 de Julho, o Parque das Termas de Caldelas vai acolher a IV edição do Festival do Bacalhau e dos Petiscos, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Amares e pela Junta de União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, apontou, esta sexta-feira de manhã, no decorrer da apresentação pública do Festival, na loja de Turismo da Vila de Caldelas, que este é um evento “muito importante na economia do concelho” e que tem “atraído muita gente a Amares”.
Com o objectivo de promover a gastronomia amarense e atrair visitantes, o Festival do Bacalhau e dos Petiscos volta ao parque das termas de Caldelas dentro dos mesmos moldes e com o intuito de valorizar o espírito típico dos arraiais minhotos.
Para este ano, a novidade assenta na introdução de um ‘kit’ de louça própria.
“Este Festival está cada vez mais consolidado e dentro dos próximos um ou dois anos procuraremos que ganhe mais impacto, nome e projecção. Pode até ganhar uma dimensão e projecção diferente, mas terá de ser repensado quanto ao seu modelo. Nesta edição, a grande novidade será a louça específica do evento, um prato alusivo ao Festival e que será entregue aos visitantes, que assim terão um kit, à semelhança do que foi feito com o Festival das Papas”, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal, Isidro Araújo.
Relativamente à logística do evento – para além da introdução do ‘kit’ de louça personalizada – haverá também um “ligeiro” alargamento da área coberta e quatro restaurantes aderentes e com menus onde reina o bacalhau. O restaurante Correia e o restaurante Vale do Homem repetem a participação, e os restaurante Torres (Vila Verde) e Quinta do Covo (Caldelas). “Há um menu fixo de seis euros, que inclui prato e bebida, tal como no ano passado”, afirmou Isidro Araújo. Quanto aos Vinhos Verdes de Amares, voltam a ser o destaque da carta.
Garantida está também muita animação popular, que pretende invadir o recinto com o típico espírito do arraial minhoto. No sábado à noite, há “desgarrada” com Anjinho e Diana Monteiro.
O Festival do Bacalhau e dos Petiscos abre às 19 horas de sexta-feira, 12 de Julho, e estende-se até cerca das 22 horas de domingo, dia 14.
PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DAS MARCHAS DE CALDELAS
A Associação das Marchas de Caldelas estará também ela representada no festival, com uma tenda de venda de sobremesas confeccionadas pelos seus elementos.
“POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO TEM TIDO RESULTADOS”
O presidente de Junta da União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, João Almeida, destacou que este é um Festival que “está consolidado” e que assenta numa “política de descentralização dos eventos culturais no concelho de Amares. É uma ideia fantástica deste executivo e que tem tido resultados, quer seja pelas pessoas que nos visitam quer pelo bom ambiente que aqui se cria”, vincou.
“CASAS DE TURISMO ESTÃO CHEIAS”
Já Manuel Moreira, enalteceu o facto das casas de turismo e alojamento local registarem uma “grande procura” nestas alturas, algo que “é muito importante e interessante” e “fruto do trabalho de promoção do território que tem sido feito. Tanto o Vira Pop como o Festival do Bacalhau têm um peso importante na economia de Caldelas e de Amares e isso vê-se na procura por estes locais”.
Pedro Nuno Sousa