A Confraria da Senhora da Paz, a Direcção Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte assinaram esta quarta-feira, na Câmara de Amares, o protocolo de financiamento, por parte do Estado, de metade do valor das obras de requalificação da capela da Senhora da Paz, cujo montante total é de 61 687€.
À margem da assinatura do protocolo, o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, destacou a importância da «cooperação» entre os vários agentes, sublinhando a “confiança” do Governo nas instituições e nas autarquias.
Segundo o governante, o Governo recebeu mais de uma centena de candidaturas no âmbito de projectos de património religioso, tendo aprovado pouco mais de 20, pelo que é importante que as obras avancem o quanto antes, sob pena de atrasar novas candidaturas.
Carlos Miguel deixou ainda elogios públicos ao deputado bracarense Joaquim Barreto (PS) pela forma como “chamou a atenção” para esta candidatura, que vai permitir “dar o primeiro passo” para intervir na Senhora da Paz.
O presidente da Confraria, Domingos Fernandes, explicou que a requalificação vai abranger o interior e o exterior da capela, derrubando a torre existente e aumentando a sacristia.
O projecto prevê ainda a pintura das paredes, a substituição da parte eléctrica e o arranjo do chão, do tecto e do telhado, que apresentam sinais de degradação.
MOREIRA LEMBRA OUTRAS CANDIDATURAS
Durante a sessão, o autarca Manuel Moreira lembrou “outros projectos pendentes”, nomeadamente para a construção de um Centro Paroquial em Ferreiros, para a requalificação na zona desportiva de Goães e ainda para intervir no Auditório Conde Ferreira, em Amares.
Segundo o presidente da Câmara, as autarquias estão muito dependentes do apoio do Estado para poder realizar este tipo de intervenção. “Este Governo tem feito um bom trabalho nesta matéria”, elogiou.
Ao “apelo” de Manuel Moreira, como o próprio autarca frisou, o Secretário de Estado respondeu de forma evasiva.
“Há mais candidaturas de Amares, mas temos que pensar numa de cada vez”, frisou.
PS CONGRATULA-SE PELA APOSTA DO GOVERNO
Em comunicado, a Concelhia do PS congratula-se por ver o Governo “apostar de novo em Amares”, realçando que os dirigentes socialistas amarenses já em Abril passado, aquando de uma visita de Carlos Miguel ao distrito de Braga defendemos “a pertinência desta candidatura para este espaço de culto, visitado por muita gente em Amares”.
“Acompanhámos muito de perto este processo e sempre reiterámos e reforçámos junto dos centros de decisão a importância do apoio a esta obra, tendo ficado os nossos interlocutores muito sensibilizados ante os argumentos que apresentámos”, frisa o líder do PS de Amares, Jorge Tinoco.
Para os socialistas, a dotação de uma verba para a referida requalificação da capela da Senhora da Paz demonstra que “o actual Governo continua atento às necessidades” de Amares, depois “da aposta nas escolas”.
“É, por conseguinte, também uma compensação para o nosso empenho e uma excelente notícia para Amares”, frisa o PS.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)