Uma comitiva do PCP visitou, esta sexta-feira, o Mosteiro de Rendufe, em Amares, onde anunciou que o partido apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República em que reclama que o Governo realize obras para reabilitar aquele monumento.
“Esta visita permitiu confirmar, por um lado, o imenso potencial e valor que este edifício tem e, por outro lado, a emergência de realizar desde já obras que quem sabe designa como obras de salvação, para evitar uma ruína que se apresenta como iminente de algumas partes do edifício”, disse o dirigente comunista Belmiro Magalhães, que liderou a comitiva, à qual se juntaram Nuno Reininho (organização de Amares) e Daniela Ferreira (DOR Braga).
Para o PCP, neste momento, após “frustradas” as expectativas criadas no âmbito do Revive, o Governo deve assumir um “compromisso sólido relativamente à reabilitação mais global e profunda” do edifício, apresentando “rapidamente um projecto” para poder intervir.
“Este é um edifício com uma imensa história e imenso potencial, para o qual há um sem número de finalidades possíveis e que estão ao alcance, desde que exista vontade política para esse efeito”, frisou Belmiro Magalhães.
“A questão fundamental é que é necessário que haja uma entidade que assuma, e neste caso penso que poderia ser o município de Amares, que assuma a necessidade de requalificar e de salvar de imediato aquilo que tem de ser salvo, desde logo a antiga hospedaria, que é a principal hospedaria”, disse o autarca.